sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Jornalista americano segue por um ano a Biblia e relata sua experiência

O jornalista americano A. J. Jacobs decidiu viver por um ano de acordo com as regras da Bíblia. Ele escreveu aproximadamente 70 páginas com mais de 700 regras registradas no Livro Sagrado.
Durante estes 365 dias, Jacobs separou 9 meses para viver de acordo com o antigo testamento e apenas 3 para seguir o novo. Segundo ele conta no livro , The year of Living Biblically, " O ano que vivi biblicamente", o objetivo da experiência era ganhar dinheiro com o relato. A honestidade é um princípio bíblico, e ele não pôde negar seu real objetivo.

O jornalista, que se auto define como judeu agnóstico, deixou o cabelo crescer assim como a barba, baseado no texto de Levítico 19;27, usou azeite como condicionador e passou a se vestir com uma túnica branca, ( Eclesiastes 9;8) também não usou tecido que misture lã e linho ( Levítico 19;19). Uma das regras que mais causou estranheza foi a de que um homem não deve tocar na mulher menstruada, (Levítico 15;19), a mulher dele, Julie, não ficou nada satisfeita. Mas algo bom isso lhe trouxe, da porta de casa para fora seu marido não tocava mais nenhuma outra mulher, já que não havia como saber qual o príodo menstrual delas, com exeção de uma colega de trabalho que enviou por e-mail suas datas.

Jacobs também obedeceu a regra de apedrejar adúlteros,( Levítico 20;10) porém como ele mesmo diz: " A Bíblia não especifica o tamanho das pedras". Assim, ele encheu o o bolso com pedregulhos e quando encontrou um homem na rua perguntando porque ele se vestia como uma bicha, lembre-se ele vestia túnica, sandália, cabelos e barba sem corte, ele respondeu que estava lá para apedrejar um adúltero. O homem confessou ser um, e Jacobs então atacou uma pequena pedra no peito dele.

Um dos mandamentos mais difíceis de seguir , segundo ele, foi reprimir a luxúria, ( Oséias 4;10). Contudo, a fé, que é um dos princípios básicos da Bíblia foi um grande desafio para o jornalista. Ele conta que nos primeiros meses sentia-se desconfortável ao orar, mas muda com o passar do tempo. Ele também impôs uma "rotina" de oração . No fim, ele ainda se considera agnóstico, mas já consegue encontrar uma explicação para cada regra bíblica.

Segundo a Bíblia, a vinda de Jesus torna desnecessária a circuncisão, quando questionado sobre quem segue a Bíblia, ao pé da letra, Jacobs respodeu: " Ninguém" .

O livro ainda não tem previsão de laçamento aqui no Brasil.


Fonte: Revista Superinteressante, edição de novembro.

2 comentários:

Jackson Good disse...

Tomara que o livro saia aqui no Brasil, o cara deve ter cada história...

Thiago disse...

A galileu tentou imitar, fazendo uma reportagem de 2 meses... mas o reporter não tinha barba para crescer... só um bigodinho do "Latino"