sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Crescimento na quantidade de igrejas, qual o motivo?

Uma matéria publicada no site Gospel Mais, trata sobre o aumento no número de igrejas evangélicas na cidade de Bauru, São Paulo. De acordo com a matéria, a cada mês surge uma nova igreja.
O fenômeno também pode ser observado aqui em Curitiba. Mesmo sem dados oficiais, percebe-se a "proliferação" dos templos evangélicos. Só na região da CIC, próximo à Rua Pedro Gusso, são 4.

Mas o que isso representa?

- aumento no número de fiéis?

- aumento da discordância entre os fiéis, o que faria com que saíssem de uma igreja e fundassem outra?

O certo é apostar nas duas afirmações.

“A decisão de ter mais um é reflexo da ampliação do número de fiéis. É natural erguer mais templos”, afirma o o pastor José Alberto da Silva, da Igreja O Brasil para Cristo, de Bauru.

"Fabiano José Mortari, empresário, participa da O Brasil para Cristo há cerca de um mês e meio. Ele freqüentava outra igreja evangélica bauruense, mas não se sentia satisfeito lá. Apesar disso, num domingo como outros, encaminhava-se ao culto. Por acaso, passou em frente da O Brasil para Cristo. “Senti-me ungido, como um chamado. Entrei e fui muito bem recebido. A pregação do pastor serviu para mim. Ele foi usado por Deus”, diz. "

A matéria chama isso de rotatividade religiosa, e dá mais um exemplo.
O vendedor Paulo Vítor Batista da Cunha freqüenta a igreja Batista Detel, na Pousada da Esperança, que até 10 meses atrás, participava de outra igreja – que ele prefere não mencionar.

“Lá, tive alguns problemas pessoais, foi um desacordo”, narra.

"A gota d’água da discórdia foi, acredite, musical. Paulo tocava bateria em vários cultos por mês. Porém, uma nova liderança decidiu promover mudanças. Assim, ele passou a tocar a cada 15 dias, o que o deixou bastante insatisfeito.

Atualmente (e mais feliz), Paulo exerce seus dotes de baterista em todos os cultos da Batista Detel, reaizados às quartas-feiras e também aos domingos. "

O que tem motivado esta rotatividade? É mais fácil abandonar uma igreja e ir para outra do que trabalhar e crescer junto com a que esta passando por problemas? Nenhuma igreja é perfeita, porque todas elas são formadas por homens!

As igrejas têm realizado seu papel de pescar almas para Jesus, ou têm pescado no aquário, enquanto há um mar imenso a ser conquistado? Entre atrair pessoas de outras igrejas e travar uma batalha contra o inimigo , qual é a solução mais fácil?

Mas de tudo isso o que é que realmente agrada a Deus?

Nenhum comentário: