segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

No último domingo foi comemorado o dia da Bíbia


O Dia da Bíblia é comemorado em alguns países no segundo domingo de dezembro e em outros no dia 30 de setembro, data em que faleceu São Jerônimo , primeiro tradutor da Bíblia. O Brasil adota as duas datas.

A palavra Bíblia, em grego, é derivada de bíblos ou bíblion, que significa “rolo” ou “livro”. Ela é composta ao todo por 66 livros. A versão adotada pela igreja católica tem 73, divididos entre o Velho e o Novo Testamento.

Escrita inicialmente em grego, hebraico e aramaico, ela já foi traduzida para mais de mil idiomas e dialetos. Somente em 1753 foi publicada a primeira Bíblia inteiramente traduzida para o português. O trabalho foi feito por João Ferreira de Almeida, pastor e missonário protestante, que conhecia a versão em latim por ter um tio padre.
É um livro muito antigo, resultado de uma experiência religiosa do povo de Israel. Demorou aproximadamente 1.600 anos para ser escrita, por cerca de 40 homens, de diferentes profissões, origens culturais e classes sociais.
Os livros que formam a Bíblia foram escritos por homens inspirados por Deus e, por isso, são chamados de Escritura Sagrada. Mesmo escrita há tanto tempo, ela permanece sendo o livro mais lido do mundo e resiste aos séculos. Estima-se que já foram comercializados mais de 500 milhões de exemplares e que a cada minuto 50 bíblias são vendidas, totalizando diariamente cerca de 72 mil exemplares.
A hermenêutica é a arte de interpretação da Bíblia e matéria obrigatória para pastores e padres no seminário. A falta de estudo da hermenêutica faz com que muitas religiões criem suas próprias interpretações, gerando discussões sobre os mandamentos da Bíblia.
“ Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”, 2 Timóteo 3:16.

Nenhum comentário: