quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Aonde você se encaixa? Parte III

8. Vidas que não crêem são vidas que encontram prazer em conversar sobre a vida alheia, sejam celebridades, famosas ou ricas, sejam amigos ou conhecidos, como forma de diversão ou de benefício próprio, tenham os comentários fundos de verdade ou não. Diferentemente, um cristão santifica a sua língua, santifica sua mente, pensando nas conseqüências de poluir sua mente e sua língua e no prejuízo que seus comentários maldosos podem trazer para os outros. Se não há diferença entre um cristão e um não-cristão quanto ao uso da língua e da curiosidade, está errado. Um cristão domina a sua língua. Um cristão não se esconde atrás do fato de não ser Jesus Cristo, que não é mesmo; nem se nega a ser, humildemente, exemplo para os outros. Esta é a sua diferença.
9. Vidas que não crêem são vidas que apelam para soluções fáceis para seus problemas. Se o casamento deles não vai bem, separam-se (pouco se importando com as conseqüências para os mais fracos, sejam cônjuges ou filhos), às vezes conflituosamente por causa de dinheiro. Se encontram alguém a quem acham amar, amasiam-se. Diferentemente, um cristão vai até o fim em seus esforços para manter os relacionamentos, recomeçando, restaurando na mutualidade do compromisso e do afeto, e, quando no extremo, não há como permanecer sob o mesmo teto, um continua a proteger o outro, emocional e financeiramente. Entre as famílias cristãs, o índice de separações não pode ser o mesmo entre os não-cristãos, como acontece, por exemplo, nos EUA, a quem sempre imitamos... Se não há diferença entre um cristão e um não-cristão quanto à busca de relacionamentos duradouros, está errado. Um cristão não se curva ao fácil, ao leve, ao rápido. Esta é a sua diferença.
10. Vidas que não crêem são vidas que pensam apenas em si mesmas, num selvagem "cada um por si", que usam pessoas e as descartam, que tratam os outros sem polidez, que consideram menores os outros por algum preconceito de classe, de cor ou de religião. Diferentemente, um cristão é generoso, solidário, fraterno, polido; mesmo quando discorda, as veias não lhe saltam do pescoço; mesmo errado, o outro é respeitado e tratado com cortesia. Um cristão é agradecido. Se não há diferença entre um cristão e um não-cristão no relacionamento com o outro, está errado.

SEJAMOS LUZ DO MUNDO E SAL DA TERRA!

Nenhum comentário: